Movimento hippie em Forrest Gump.


Após Forrest Gump (Tom Hanks) lutar na Guerra do Vietnã no ano de 1968, ele viaja até Washington, D.C. e é condecorado pelo seu heroísmo com uma medalha de honra, entregue pelo presidente Lyndon Johnson. Nessa parte do filme, o protagonista encontra Jenny (Robin Wright), que neste momento é integrante do movimento hippie. O texto de hoje tem como objetivo falar sobre o movimento hippie e suas características, destacando os elementos sobre o tema presentes no filme.

Jenny fazendo o gesto da paz, característico dos Hippies na década de 1960.

O movimento hippie foi um grande destaque do período de contracultura durante a década de 1960, sobretudo nos protestos contra a Guerra do Vietnã, como aparece no filme. Os hippies pregam uma vida comunitária, com uma relação próxima da natureza e fugindo das hierarquias tradicionais da sociedade. Sua origem não possui um marco específico, é o resultado do encontro de diversos estilos diferentes presentes nos Estados Unidos em torno de 1965.

No trecho do longa-metragem em que Jenny conta para Forrest o que havia feito até então, entre suas histórias, a personagem aparece fazendo o uso de LSD, algo que entre os hippies era um processo para a “expansão da mente”.

A estética hippie se dá por roupas coloridas, cabelos longos (uma forma de contestar o padrão estético vigente), além de seus slogans, como o Flower Power (Poder das Flores), o Peace and Love (Paz e Amor) e Make Love, Not War (Faça amor, não faça guerra).

As flores estão bastante presentes em sua estética, evidenciado pela música de Scott McKenzie, presente no filme, intitulada San Francisco (Be Sure To Wear Flowers In Your Hair) (São Francisco (Lembre-se de Usar Flores Em Seus Cabelos)). Os versos da canção reforçam a ideia do uso das flores na estética hippie, sendo associadas ao sentimento de paz e amor. Além disso, o cantor, em tom convidativo, fala sobre a cidade de São Francisco, na Califórnia, onde, descrito na música, ocorrerá um verão repleto de amor.

São Francisco tem um papel de destaque no movimento hippie, sendo sede de eventos musicais e de protestos contra a guerra. No filme, em um dos flashbacks, Jenny está tocando violão na calçada da fama, em Los Angeles, quando um homem hippie desce de seu carro e a convida para ir a São Francisco, a personagem aceita o convite, mostrando assim, o caráter de “cair na estrada”, característico do movimento. Depois, quando ela está indo embora de Washington, D.C., ela entra em um ônibus com um cartaz dizendo Berkeley to D.C. (Berkeley para D.C.), este ônibus que, provavelmente ela tinha ido até a capital, agora estava voltando para Berkeley, cidade localizada na costa leste da baía de São Francisco, onde, possivelmente ela estaria morando com os hippies no período. Tanto pegar carona, quanto fazer viagens de transporte coletivo, como fez Jenny no filme, foram características do movimento hippie.


Ônibus com cartaz dizendo Berkeley to D.C.

Além das representações feitas dos hippies através de Jenny, outros elementos aparecem no filme durante o período em que Forrest está na capital dos Estados Unidos, como um comício contra a Guerra do Vietnã em que Abbie Hoffman, interpretado no filme por Richard D’Alessandro, está falando com uma multidão em frente ao Lincoln Memorial Refleting Pool. Este momento do filme é inspirado nos protestos que ocorreram em Washington, D.C., durante a década de 1960.


Referências

CARDOSO, Vanessa Clemente. Movimento hippie: o que foi, características. Mundo Educação. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/movimento-hippie.htm. Acesso em: 09 mai. 2025.

NAPOLITANO, Marcos. Juventude e Contracultura. São Paulo, Contexto, 2023.





Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O aluno de dança mais famoso de Forrest Gump: Elvis Presley.

Sejam bem vindos! Apresentação do projeto "Bubba Gump: Os contadores de Histórias".